A Netflix revelou seus planos de lançar um reality show musical brasileiro, marcando a primeira incursão do serviço nesse gênero no Brasil. Essa iniciativa ocorre poucos dias após a Rede Globo retirar todas as temporadas de “The Voice” do Globoplay, após o cancelamento do programa em 2023.
Essa movimentação da gigante do streaming norte-americana pode ser interpretada como uma estratégia estratégica em relação à Globo, uma vez que os telespectadores órfãos do “The Voice Brasil” (2012-2023) podem buscar novas opções na Netflix. O formato do reality musical é amplamente popular, atingindo uma média de 17 pontos de audiência na Grande São Paulo em dezembro do ano passado (cada ponto representa 207 mil telespectadores).
De acordo com informações da colunista Anna Luiza Santiago, do jornal O Globo, o novo programa da Netflix pode adotar uma abordagem semelhante ao extinto “Fama” (2002-2005), onde os artistas eram confinados em uma casa. A plataforma norte-americana deve explorar os gêneros musicais de rap e trap, em contraste com a diversidade musical abordada pelo “The Voice”.
A data de estreia do programa da Netflix ainda não foi divulgada, mas a expectativa é que ocorra durante o primeiro semestre. Enquanto isso, a Globo planeja um contra-ataque, anunciando novos conteúdos inéditos. No entanto, a empresa enfrenta uma pequena desvantagem em relação aos concorrentes, já que algumas produções foram adiadas para 2025.